A palavra “voluntário” vem do latin voluntarius, que quer dizer “aquele que faz a partir da própria vontade”. Voluntário é aquela pessoa que, pela própria decisão, pela própria pulsão de vontade, vai engajar-se em um trabalho pelo simples prazer de vê-lo sendo feito, pela extrema alegria de estar participando, de ser parte de uma obra coletiva – como o é a vida!
Ser voluntário é estar mais vivo diante da existência, pois é ser ponto de fluidez e expressão da vontade em prol de uma causa maior; é ser canal de manifestação da força pessoal que possibilita a potência coletiva! Voluntário é ponto de vibração e manifestação da Vida!
Quem já experimentou participar de uma ação social, de um mutirão ou de qualquer outro trabalho coletivo, já experimentou aquela felicidade inominável, diferente porque sincera e pulsante. É o sentimento de completude com algo maior que você mesmo, uma sensação de ser mais vivo por participar de algo que, em suma, representa a própria vida: uma manifestação no mundo de um processo colaborativo. 
O Voluntariado permite não só fazer um trabalho no mundo externo, mas também possibilita um trabalho de transformação no mundo interno de cada um: os horizontes se ampliam, as sensações se amplificam, a alma transborda e possibilita uma existência diferenciada.
O Voluntariado transforma o mundo ao possibilitar a transformação do indivíduo. É o que todos os nossos voluntários e voluntárias, direta ou indiretamente nos relatam a cada ação que o IPCB desenvolve.
E é por perceber que essa experiência é tão potente para a transformação social, que o IPCB resolveu, desde o início, também possibilitar essa experiência às pessoas – como ferramenta para o engajamento e a transformação social.
Se você quer se juntar a essa rede colaborativa em prol do desenvolvimento social brasileiro, assim como do seu próprio desenvolvimento pessoal, é só clicar no botão abaixo e nos enviar uma mensagem!
Esperamos por você!