Nesta semana chegou a São Paulo, diretamente de Belém (PA), o gastrólogo Thiago Oliveira, que irá integrar a equipe da Massaria Social IPCB, ajudando na produção do Pão do Povo da Rua. Thiago é formado em gastronomia pela Universidade da Amazônia e, atualmente, é pós-graduando em Cozinha Brasileira na Universidade Anhembi Morumbi, através de uma programa de bolsa fornecido pelo IPCB. Sempre dedicado e muito competente, Thiago colabora desde 2017 nas diversas ações que o IPCB promove – tanto em São Paulo quanto em Belém; em 2020, a maniçoba do já tradicional projeto ManiçoBão do Romeiro (ação que acolhe os romeiros do Círio de Nazaré, promovendo e enaltecendo o prato mais típico do Pará) foi preparada pelo Thiago e reconhecidamente elogiada por todos os romeiros que foram acolhidos na ação de 2020.
O chef Thiago já conhecia São Paulo desde que veio colaborar em outros eventos junto do IPCB, mas desta vez desembarcou na capital paulista com uma nova missão: produzir pão! Ele veio somar na equipe da Massaria Social IPCB, para podermos produzir ainda mais pães e aumentar a capacidade de acolhimento nas ruas.
Depois de cumprir todos os protocolos de segurança após a sua chegada, hoje o Thiago foi conhecer o padre Júlio Lancelotti e presenteá-lo com o maior ícone religioso dentro da fé católica no Estado do Pará: Nossa Senhora de Nazaré. A Nazinha, como íntima e carinhosamente é chamada entre o povo paraense, foi recebida com um sorriso pelo padre, que a chamou de “Nossa Senhora de Belém”, tamanho é a presença e o pertencimento cultural de Nossa Senhora de Nazaré na cultura belenense e paraense.
E não foi só o padre que ganhou presentes do Pará: as equipes da Casa de Oração do Povo da Rua e da Massaria Social, além de também ganharem imagens de Nossa Senhora de Nazaré, foram agraciadas com um almoço especial: a tradicional maniçoba paraense, feita a partir das folhas da mandioca. Quem já conhecia a preparação matou a saudade e quem não conhecia se encantou com a delícia de um dos pratos mais icônicos do Pará.
O chef Thiago já chegou proporcionando aos paulistanos os sabores e a cultura do Pará, disposto a fazer fermentar ainda mais a dádiva do Pão pelas ruas da cidade e contribuir com a solidariedade e a gastronomia social de São Paulo.